@ Carlos Nejar
Outro dia numa crônica citei a teologia dos pássaros, mas não desenvolvi. O leitor poderá achar que este escriba também está voando. Infelizmente os pés me puxam para o solo . No que creio: as palavras voam.
Não quero dizer que os pássaros saibam teologia. Não possuem a razão exigida pelos mestres da teologia, nem o seu filosofar ardente. Segundo Aristóteles, “a teologia tem por objeto os seres ao mesmo tempo separados e imóveis, e como o divino se está presente em alguma parte, está ele nestas naturezas.” Comumente é a ciência de Deus. Mas quem verdadeiramente tem a ciência de Deus ? A estreita e confusa razão humana que se perde nos descaminhos de sua moderna ou antiga civilização?
Mas o que a razão consegue sem fé , que conhecimento alcança sem experiência , o que a alma encontra sem a revelação do ser de Deus ? Sendo Sua ciência bem mais alta que nossa inteligência.
E a maior ciência, acima de todas as técnicas e artes, ou a de viver, ou tolerar, é a ciência de Deus. Mas não é um conceito , é uma descoberta de amor. Afirma o grande poeta francês , recentemente falecido , aos 99 anos, Yves Bonnefoy, que “ a luz nunca é tão clara, como quando a pisamos”. Penso que a luz nunca é tão clara como quando ela nos alcança. E essa luz de Deus não pode ser medida, a não ser pela fé. Dentro da Palavra, aquela que antecede o “fiat “, ou o sopro que fez as estrelas.
Já vi doutores sussurrando sobre Deus ,sem sair nada, já que Deus não é sussurrável. É achado ou não. E vi homens simples, sem doutoria alguma , tocarem o coração dos ouvintes , por trazerem palavra acesa em claridade. Sem teologia.
A erudição completa . mas não é a matéria essencial, o cerne do mistério. Por isso , leitores, diante de tamanha razão para explicar o infinito, prefiro a teologia dos pássaros que voam no céu de Deus. Em liberdade. E não há liberdade maior do que a Dele.E nem preciso perguntar como aluno na infância, com quantos céus se faz uma só alma.
@Carlos Nejar é da Academia Brasileira de Letras e da Academia Brasileira de Filosofia.